Informe-se!


Você sabia...

1) ... que a Vale classifica projetos de minas como a Mina Del Rey de "mini-minas"?

2) ...que se pretende extrair dali "apenas" - segundo informações preliminares da própria empresa - 170 mil toneladas de minério por mês; cerca de dois milhões de toneladas por ano? Isso não parece ter nada de "mini" para o cidadão de Mariana. "Mini" só se for para a maior mineradora do mundo: afinal dois milhões de toneladas correspondem a "apenas" dois dias de atividade anual da Vale! A "mini-mina" Del Rey responderá apenas por 2,09 dias de mineração da maior mineradora do mundo. É por dois dias de lucro a Vale está disposta a colocar em risco a qualidade de vida da população de Mariana. Nesta cidade vivem 54.200 pessoas, segundo dados do último censo. Até que ponto a Vale realmente se importa com elas?

3) ...que para extrair 170 mil toneladas de minério por mês na mina Del Rey, será preciso movimentar algo em torno de 400.000 toneladas de terra por mês? Uma gigantesca pilha de "estéril" é produzida por dia, e vai sendo entulhada, no lugar da montanha que aos poucos desaparece. Este "estéril", como indica o próprio nome, é composto de substâncias minerais sem valor econômico para a mineradora: material decomposto que, por vezes, pode conter substâncias altamente nocivas à saúde. O nome mais adequado para isso seria REJEITO, embora os diretores e engenheiros das empresas de mineração tenham "problemas" com este termo. Uma coisa é certa, prezado leitor: o que ficaria conosco, aqui em Mariana, seria o REJEITO.

4) ...que o estéril é leve? Partículas altamente prejudiciais à saúde são carregadas pelo vento. A distância percorrida pelo pó de minério depende da intensidade do vento. Já as partículas de sílica, bem mais leves, podem "viajar" até 50 km. Sempre é bom lembrar que a Mina Del Rey ficaria praticamente dentro da área urbana de nossa cidade, a menos de 5 km do centro histórico da primeira cidade de Minas Gerais.

5) ...que desta "mini-mina" sairiam por volta de 500 caminhões carregados por dia. 30 caminhões por hora. 16 horas por dia. Cada caminhão transporta cerca de 30 toneladas. Qualquer pessoa capacitada a fazer operações matemáticas básicas é capaz de imaginar o que isso significa em termos de poluição.

6) ...que a atividade minerária provoca o rebaixamento do lençol freático? O espaço que será atingido pela Mina Del Rey guarda quatro nascentes de água, inclusive o famoso Cristal. Destas fontes de água vem nada menos que 40% do abastecimento de Mariana. O material que cai no chão - óleo queimado, diesel usado nas máquinas e caminhões - pode infiltrar-se no solo e contaminar nossas fontes de água e provocar graves doenças. Sem falar que ao  colocar abaixo os morros e empilhar o "estéril", agrava-se o problema do assoreamento dos cursos de água. Os morros são as caixas d'agua naturais de Mariana. Sem eles...

7) ...que a única coisa verdadeiramente "mini" na Del Rey são os dividendos obtidos pela cidade? Aqui, de fato, precisa-se de empregar uma lupa. Se a mini-mina vai render alguma coisa, não é para Mariana. O valor estimado do retorno financeiro para o município não passaria de 311.000 reais mês. Isso se a base de cáluclo for a mesma das minas de Alegria e Fábrica Nova, que são infinitamente maiores. E certamente não será o caso, já que é preciso considerar nestes cálculos os ganhos da empreiteira arrendatária. Este valor não cobre, nem de longe, os prejuízos à cidade e a todos nós em termos de saúde pública, saturação do espaço e das estruturas urbanas, patrimônio (paisagem cultural) e meio ambiente. Deterioração do sistema viário, mais poeira, mais barulho, degradação topográfica da paisagem - tudo em nome de interesse em lucros imediatos que passam por cima de quaisquer interesses públicos.

8) ... que para impor tamanha interferência na vida das pessoas e no destino coletivo da cidade, a Vale precisa de autorização? Que nada disso acontecerá se o poder público local, os órgãos competentes, o IPHAN, o IBAMA, a Câmara Municipal e os deputados responsáveis pela representação de nossos direitos não liberarem a licença requerida para a reativação da Mina Del Rey?

Diga não à mineração dentro das áreas urbanas! Defenda sua cidade e o direito à qualidade de vida. Por uma Mariana Viva!

Obs: Os números acima são estimativas baseadas nas poucas informações até agora oralmente transmitidas aos moradores dos bairros a serem diretamente atingidos. Tal é a política de "informação" da Vale. Enquanto representantes seus marcavam reuniões com grupos de moradores para deixá-los "cientes" das intenções de reativação da Mina, ao Ministério Público a empresa declarou que só há, a este respeito, estudos "preliminares", "não havendo ainda projeto de reativação do empreendimento"...







CONGONHAS
Veja o que a atividade mineradora está fazendo com Congonhas. A atividade de mineração vem há tempos comendo a serra e hoje ameaça toda a cidade avançando sobre o centro urbano.
É este o destino que queremos para Mariana? Sufocada pelo pó de minério?

Ampliar

OUTROS LUGARES, A MESMA TRAGÉDIA!
Congonhas não vive sozinha essa tragédia. São muitos os atingidos pela mineração mundo afora.






Paracatu pede socorro!
Abaixo, foto do Prof. Márcio Santos, feita na área de lavra da mineradora Kinross,com vista da estrada que segue para o povoado São Domingos. 
Fonte: http://professor-marciosantos.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&max-results=12






Informe-se! Comprometa-se!
Mariana merece outro futuro.